Ong Sem Fronteira - Recicláveis 
Reciclagem de Vidros
Reciclagem de Vidros

Reciclagem do vidro

O vidro é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do vidro reciclado.

O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder sua características e qualidade.

Importância

A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o vidro é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.

 

 

Coleta seletiva

Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de vidro é a separação e coleta seletiva do vidro. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de vidro.

Separação no processo de reciclagem

Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro é sua separação por cores (âmbar, verde, translúcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc). Esta separação é de extrema importância para a fabricação de novos objetos de vidro, pois garante suas características e qualidades.

Tipos de vidros recicláveis

  • Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
  • Potes de alimentos
  • Cacos de vidros
  • Frascos de remédios
  • Frascos de perfumes
  • Vidros planos e lisos
  • Pára-brisas
  • Vidros de janelas
  • Pratos, tigelas e copos (desde que não sejam de acrílico, cerâmica ou porcelana)

 

COMO DESCARTA OS VIDROS

 

Mesmo utilizando equipamento de proteção como luvas, os trabalhadores que lidam com o material descartado podem se machucar com estilhaços que se dispersam com facilidade quando mal embalados.  

Para evitar esses acidentes, a recomendação da Secretaria de Meio Ambiente é no sentido de que o munícipe embale garrafas, copos ou potes com papel jornal ou outro material, como embalagens plásticas, que também serão enviadas para reciclagem. Outra opção, para reduzir o volume, é quebrar o vidro e embalá-lo com cuidado.

Mais cuidadoso ainda será identificar essas embalagens com a informação de que contêm vidro, permitindo que sejam manuseadas com mais atenção. 

Uma vez na cooperativa, os utensílios são quebrados para envio a empresas de reaproveitamento. A reciclagem de vidro contribui para a redução da extração de areia, a principal matéria-prima empregada na sua confecção. O vidro é 100% reciclável.